quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FILMES MEUS EM ROTTERDAM

Os últimos filmes que eu fiz, "O Som ao redor" e o "Febre do Rato", estão na 41ª edição do festival de Cinema de Rotterdam.




     O Febre do rato é uma expressão popular típica da região da grande Recife, que serve para designar pessoas fora de controle, sem limites. No filme, o vocábulo batiza o pequeno tabloide de notícias publicado por Zizo (Irandhir Santos), um poeta anarquista, figura revolucionária e querida por todos na região em que mora, que acredita que as pessoas têm direito a ser o que quiser, sem fazer concessões. As convicções do artista inconformista perigam ruir quando ele cruza o caminho de Eneida (Nanda Costa, de As meninas), uma jovem de espírito livre. Matheus Nachtergaele, presente nos dois filmes anteriores do diretor, interpreta o coveiro da cidade.
     A proposta libertária do filme e seu protagonista chegou a virar caso de polícia na vida real. O diretor filmava nas ruas do bairro Boa Vista uma sequência em que Zizo incita as pessoas a tirar as roupas e despir-se de sua simbologia social quando a Polícia Militar apareceu na locação para prender o grupo por atentado ao pudor. Era 7 de setembro, Dia da Independência, e os militares desfilam pela cidade. “Tínhamos a autorização da prefeitura, fechamos o entorno do lugar em que estávamos filmando, mas alguém se assustou com aquilo e chamou a polícia”, ri Assis, que não parou as câmeras e incorporou parte da confusão ao filme. “Quiseram levar o Irandir preso. A nossa sorte foi que o comandante da corporação sabia quem eu era, porque tinha visto Amarelo manga (FILME QUE TAMBÉM FIZ), e apaziguou os ânimos dos subordinados”.



O Som ao Redor é uma ficção que retrata as mudanças no cotidiano dos moradores de uma rua do Recife com a chegada de um grupo de segurança privada. No elenco, estão atores como Irandhir Santos (Tropa de Elite 2) e Gustavo Jahn (Os residentes). A maior parte das cenas foi filmada no bairro de Boa Viagem (na região de Setúbal).


É sempre especial trabalhar com pessoas talentosas, que fazem da sétima arte um estilo de vida e que transmitem essa emoção da melhor maneira possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário